A pós-graduação certa para alavancar sua carreira

Com vagas de trabalho mais escassas, as especializações são mais valorizadas. O desafio é encontrar a pós que fará a diferença

Anos de crise são um bom momento para investir em educação. Com o mercado de trabalho estagnado, quem tem mais qualificação ganha vantagem na disputa pelas poucas vagas disponíveis. Mas é preciso ter cuidado antes de fazer a matrícula num curso de pós-graduação. Sem uma avaliação criteriosa tanto da própria carreira como do curso que se pretende fazer,  o investimento – de tempo e dinheiro – pode não valer a pena.

Para escolher a pós-graduação ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde quer chegar. “No geral, existem dois caminhos que um profissional pode seguir”, diz Rafael Souto, CEO da consultoria de carreira Produtive. “Especializar-se na própria área ou buscar uma visão generalista”.

No primeiro caso, estão os profissionais que optam pela excelência dentro da área que atuam. O segundo caso são as pessoas que possuem uma especialidade e precisam desenvolver uma visão geral do negócio ou de algum tema que complemente seu conhecimento. Isso ocorre com engenheiros que chegam ao cargo de gestor, por exemplo. Os que fazem parte do segundo grupo são conhecidos como os profissionais com perfil em “T”. Eles desenvolvem uma base “vertical” de conhecimento sólido e especializado em uma área. Com essa base construída, forma-se a linha “horizontal” de conhecimentos gerais sobre todas as áreas de um negócio. “A base de especialização em uma área é fundamental”, diz Rafael. “Há tempos o mercado não valoriza o profissional que sabe de tudo um pouco, mas não sabe muito de nada”.

O primeiro passo na hora de escolher a pós-graduação é ter uma visão clara sobre em qual dessas etapas o profissional está: se ainda é hora de se especializar ou se já é tempo de adquirir conhecimentos gerais. […].

Etapa fundamental antes da matrícula é entender o que falta complementar: o lado técnico ou o de gestão

Depois de uma autoanálise da vida profissional, o segundo passo para a escolha da pós-graduação ideal é definir qual tipo de curso trará ao profissional o que ele busca. “Os mestrados e doutorados são mais valorizados no meio acadêmico e de pesquisa”, diz Carolina Linhares, presidente do Instituto Brasileiro de Carreira. “Já os MBAs chamam a atenção das empresas, desde que façam sentido na carreira”. O MBA clássico tem como objetivo desenvolver em seus participantes uma visão abrangente sobre negócios e gestão e é indicado para quem tem experiência profissional ou já ocupa um cargo de gestão. Para quem busca aprofundar-se em um assunto ou desenvolver uma habilidade específica, as especializações são mais recomendadas.

Não basta apenas escolher o curso certo. É preciso ter atenção na hora de definir a instituição na qual se matricular. […]. Existem alguns critérios que ajudam a avaliar a qualidade e a seriedade de um curso de pós-graduação. Fique atento ao corpo docente. Além dos títulos de mestrado e doutorado, é interessante que os professores tenham experiência prática no mercado de trabalho.

Um problema comum que afeta a qualidade de aprendizagem dos alunos de pós-graduação é a falta de tempo para estudar. Não adianta pagar a pós mais cara e reconhecida do mercado e não se dedicar aos estudos. O que se espera de um aluno de pós-graduação é que ele tenha uma atitude ativa e interessada, de querer aprender e aplicar seus conhecimentos na prática.  Para isso, é preciso organizar a vida pessoal e profissional. É essencial estabelecer qual horário será dedicado aos estudos e conversar com o chefe para garantir que estará livre no horário das aulas. O sucesso da escolha de uma pós-graduação depende não só da instituição e de seus professores, mas também do empenho do aluno.


* Matéria de autoria de Natália Spinacé. Disponível em https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/06/pos-graduacao-certa-para-alavancar-sua-carreira.html. Acesso em 27.03.18.

Fathel - Centro de Formação Humana - Educação para toda Vida -Tel.: (67) 3028-3131, e-mail: fathel@fathel.com.br
Rua 15 de Novembro, n. 1138 - Centro - Cep: 79002-141 – Campo Grande-MS